Um Centro de Inovação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de uma região. Ele serve como um hub onde ideias inovadoras são geradas, pesquisas são conduzidas e novas tecnologias são desenvolvidas. Além disso, os centros de inovação promovem a colaboração entre empresas, instituições de ensino e governos, impulsionando a criação de empregos, o crescimento econômico e a competitividade global.
Eles também ajudam a atrair talentos, investimentos e empresas, transformando uma região em um polo de inovação e progresso. São como dois elos que interligam a criatividade e economia, principalmente por encorajar aos clientes o desenvolvimento de novos conceitos, apoiados em trabalhos de grupo, demonstrando novos produtos e processos da empresa. Eles vêm sendo considerados espaços que estimulam a criatividade, com valor agregado, experimentação compartilhada e impulsionadoras para o ecossistema.
Por meio da pesquisa científica,
através das academias, o processo de análise de informações relevantes de
mercado, corrobora para que determinado empreendedor conheça as necessidades e
o comportamento do seu consumidor final. Por isso é de extrema relevância, a
tripla hélice do ecossistema estarem de mãos dadas, para geração de bens e
serviços para a população.
No Oeste do Pará o ecossistema já começa a dar os primeiros passos com a criação do Centro de Inovação Aces Tapajós - CIAT, que é o primeiro da região. Ele é uma iniciativa entre a Fundação Guamá, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET) e Associação Comercial de Santarém (Aces Tapajós).
Conta com um espaço Coworking, e salas privativas com objetivo de reunir realizar, reuniões, networking e trabalho colaborativo. As acadêmicas, incubadoras, entidades públicas e privadas já vêm fazendo um trabalho de formação de inovação, mas ainda é algo muito prematuro e isolado, e o Centro vem para aprimorar ainda mais a comunicação, apoiando os grupos inovadores no município de Santarém e região.
0 Comentários